sábado, 8 de dezembro de 2007

O ADVENTO CHAMA À VIGILÂNCIA A FAMÍLIA

João Paulo II – Alocução mariana de domingo, 28 de dezembro de 1994.

Já entramos no novo ano litúrgico. Com o primeiro domingo do Advento a Igreja convida-nos a pôr-nos em caminho, rumo ao Senhor “que vem”. O Natal, que dentro em breve celebraremos, não é uma simples comemoração do passado, mas acolhimento daquele que vem sempre de novo na nossa vida, até ao seu retorno glorioso no fim da história.

A atitude que a liturgia nos propõe para este tempo de expectativa é a vigilância. Não podemos encontrar o Senhor se a nossa mente está distraída, se o nosso coração é frio, se os nossos olhos são incapazes de se abrir ao mistério.

“Vigiai!” Eis a advertência de Jesus que abala a nossa preguiça, pedindo-nos que lhe demos espaço na nossa existência quotidiana.

Que chegue este convite de Deus a todas as famílias cristãs. Ou melhor, quereria fazê-lo ressoar para todas as famílias do mundo.

O apelo hodierno à vigilância encontra decerto nas famílias um terreno particularmente sensível. A família, por sua natureza, projeta-se para o futuro. Ela nasce com a decisão de um homem e de uma mulher de fundirem as suas vidas, num único projeto de amor. Nesse projeto está radicalmente inscrita também a expectativa dos filhos, novas vidas que o núcleo familiar é chamado a acolher com ternura, a cuidar com solicitude e a educar com sabedoria.

Neste caminho de amor, a “vigilância” é uma virtude obrigatória. O Advento pede que ela seja aprofundada, convidando as famílias a abrirem as portas ao Deus que vem, com a redescoberta da oração em comum, acompanhada de propósitos de vida nova e de um mais intenso esforço de comunhão.

Olhemos para Maria modelo da expectativa vigilante e operosa. Para ela o Advento significou conservar no seio, aguardando o seu nascimento, o Autor mesmo da vida. Da família conheceu as alegrias, mas também as fadigas, os anseios e as dores.

Confiemos à sua proteção todas as famílias do mundo, para que aprendam dela a encontrar, em Jesus, o segredo da própria serenidade e a guia para o seu caminho.

Nenhum comentário:

NOTÍCIAS DA IGREJA