domingo, 23 de março de 2008

VOTOS DE PÁSCOA

Pe. David Francisquini(*)


Incontáveis são as passagens da Sagrada Escritura, nas quais os profetas descrevem os sofrimentos de Nosso Senhor Jesus Cristo durante sua Paixão e Morte. Isaías narra, com sete séculos de antecipação, tudo o que aconteceria com o Verbo de Deus encarnado, tanto que seu livro é chamado de proto-Evangelho. Davi, no Livro dos Salmos, apresenta conteúdo de grande valor para os tempos da Paixão de Cristo, muito apropriado para nossa meditação durante a Semana Santa.

E o mesmo Profeta-rei ressalta a necessidade de haver um resgate de infinito valor junto ao Criador, que somente um Deus feito homem seria capaz de oferecer em forma de sacrifício. Escrevendo sobre os padecimentos corpóreos, morais e espirituais de Nosso Senhor, Davi afirma:

"Na verdade, nenhum homem pode salvar-se a si mesmo, e nem pagar a Deus seu resgate". Em outro lugar, trata do Redentor do mundo como o único a ter condições de oferecer a Si mesmo em sacrifício para redenção do gênero humano, como um sacerdote que veio estabelecer um sacrifício novo e perene.

Com efeito, as expressões do real profeta são grandiloqüentes: "O Senhor me disse: Tu és o meu Filho. Hoje Te gerei. Pede-Me e Eu Te darei todas as nações por herança, e os confins da Terra". E de maneira explícita acrescenta: "O Senhor jurou e não voltará atrás: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque".

Ainda que desejasse citar outras passagens referentes ao Filho adorável de Deus Pai, que se tornou homem para nos comunicar tantos e tão grandes benefícios, ser-me-ia impossível fazê-lo no exíguo espaço de um artigo. Tanto quanto permita nossas limitações, procuraremos enfocar o que possa fazer mais bem às almas.

Constituído o Primogênito e o mais elevado entre os reis, Nosso Senhor Jesus Cristo conquistou no curto espaço de sua existência terrena tal celebridade, que ela subsiste em todas as nações e subsistirá até o fim dos séculos: "O seu nome será bendito pelos séculos, e subsistirá enquanto o sol resplandecer. Nele, serão abençoadas todas as tribos da Terra, bem-aventurado proclama-lo-ão todas as nações".

O próprio Davi era pré-figura do Filho de Deus, que nasceu de sua descendência. Enquanto Davi gemia sob o peso de seus pecados, seu divino descendente, Nosso Senhor, gemia e caía esmagado pelo fardo de opróbrios e ignomínias, calcado aos pés e martirizado, traído pelos que deveriam conhecê-Lo, amá-Lo e servi-Lo.

Não se podem descrever as torturas do Homem-Deus, de quem o real profeta ama mais do que a si mesmo. Um infame iria trair o Divino Mestre, vendendo-O por 30 moedas de prata. As amarguras O oprimem, os amigos fogem d'Ele. O Deus humanado prorrompe em lamentos: "Meu Deus, Meu Deus, por que me abandonastes?" "Não vos afasteis para longe, porque estou atribulado; aproximai-Vos, porque não há quem me ajude".

Como é possível o próprio Filho de Deus lamentar-se? Mas as tribulações sofridas por Ele são um imperativo de Deus Pai: "Os amigos e companheiros fogem das minhas chagas, e os meus parentes conservam-se à distância"; "Sou um verme e não um homem, o opróbrio dos homens e a abjeção da plebe. Todos que vêm, escarnecem de Mim." "Esperei que alguém tivesse compaixão de Mim, mas em vão; esperei que alguém Me consolasse, e não encontrei".

Que as palavras pungentes do Divino Salvador, fonte de toda misericórdia e de todo perdão, possam nos induzir a uma compunção sincera e profunda pelas ofensas feitas a Ele. E formar em nós o propósito firme de nos emendar, mediante a confissão com um sacerdote, a fim de cumprirmos assim o preceito pascal que nos obriga à confissão anual e à comunhão pela Páscoa da Ressurreição.

Aos pés de Maria Santíssima, co-redentora do gênero humano, que nos foi legada como Mãe por seu Divino Filho na cruz, seja também nossa Medianeira junto a Ele. Alcance-nos Ela assim os frutos da Paixão, dando-nos igualmente a confiança na vitória do bem sobre o mal. São os meus votos,acompanhados de preces, por ocasião da Santa Páscoa de 2008.

(Notícias-Lepanto. Sacerdote da igreja do Imaculado Coração de Maria -- Cardoso Moreira RJ)

Nenhum comentário:

NOTÍCIAS DA IGREJA