domingo, 22 de junho de 2008

O VALOR DA VIDA

O nascimento de um criança é sempre um momento festejado pelos pais daquele ser que esta nascendo. Vamos assim falar sobre o valor da vida. Surgiu uma notícia : "Jovem mata jovem". O fato parecia absurda: dois jovens se aproximaram de um outro jovem que era vendedor de pizzas e queriam que este lhes fornecesse o alimento, sem pagamento. Obviamente o vendedor não aceitou e o resultado, foi que os outros dois o atacaram e o mataram.


Essa ação é pra deixar qualquer um horrorizado, episódios parecidos com esse estão se tornando cada vez mais comuns, a ponto de não ficarmos mais espantados com a notícia. Mas tudo isso nos leva a seguinte pergunta: que valor tem a vida hoje? Olhando a nossa volta é muito fácil notar como ela está perdendo a sua importância, os atentados a vida humana estão se espalhando em um ritmo assustador.


Podemos até dizer que a humanidade evoluiu muito, já que temos constituições para defender os seres humanos como: direitos humanos, estatuto dos idosos, das crianças e adolescentes, etc. Também é fato que hoje em dia não esta se olhando os meios para alcançar os objetivos, mesmo que para isso seja necessário "derrubar" um irmão ou irmã, tudo parece valer a pena, desde que se alcance os objetivos pretendidos.


Valor inestimável


Para nós que somos cristãos, o valor da vida é algo que não tem preço, porque a vida é um dom de Deus. Em sua Palavra Ele diz: "O Senhor Deus formou, pois, o homem do barro da terra, e inspirou-lhe nas narinas um sopro de vida e o homem se tornou um ser vivente" (Gn 2,7). Este texto vem nos mostrar Deus como um construtor, um oleiro, que cria um boneco de barro e que depois lhe sopra a vida pelas narinas, e aquele bonequinho, deixa de ser sem vida, para se tornar um ser vivente.


A vida é algo que vem de Deus e que nenhum ser humano tem o direito de se apropriar. Nem tão pouco de tirar. Devemos todos nós como igreja se colocar em defesa da vida. Devemos assim nos questionar: "Nós, jovens cristãos, o que podemos fazer para defender o valor da vida?" Primeiro, estarmos convencidos do seu valor supremo, ou seja, que é proveniente de Deus. Segundo, mostrar nossa indignação quando constatamos atentados ao seu valor. Terceiro, ser defensores deste mesmo valor. Defendê-lo com determinação. Nós jovens, somos sonhadores por excelência, compete a cada um de nós sonhar com um mundo melhor. Mas, também devemos arregaçar as mangas e começar desde hoje a construir uma sociedade mais humana, mais solidária. Quando verdadeiramente começarmos a amar, tudo ao nosso redor mudarar.


Para Refletir:


1. Você acredita que o valor da vida está acima de tudo? Por quê?


2. Você tem conhecimento de situações de "atentados" ao valor da vida?


3. Que atitudes podemos desenvolver para valorizar a vida?

Nenhum comentário:

NOTÍCIAS DA IGREJA