sábado, 17 de julho de 2010

PURIFICA-ME (PARTE 4)

6º IMPERFEIÇÕES QUE PROVÊM DA INVEJA ESPIRITUAL:

* Costumam ter movimentos de pesar diante de bem espiritual dos outros; experimentam uma pena sensível, quando vêem outras almas passar-lhes à frente no caminho espiritual.

* Entristecem-se com as virtudes alheias e ficam de olho grande, quando essas pessoas recebem elogios, porque todo o seu desejo é de serem perfeitos em tudo.

7º IMPERFEIÇÕES QUE PROVÊM DA PREGUIÇA ESPIRITUAL:

* Se alguma vez não encontram na oração a satisfação que seu gosto pedia (porque, enfim, convém que Deus o tire para prová-los), não querem voltar a ela ou, às vezes, a deixam de todo, ou vão a ela de má vontade;

* Sentem repugnância por amoldar sua vontade à de Deus. Daí lhes surgem, muitas vezes, a idéia de que aquilo que não é de sua vontade e gosto não é vontade de Deus.

* Também se entendiam, quando lhes mandam o que não lhes dá gosto. Como não sempre atrás do consolo e do sabor do espírito, são muito negligentes no exercício da fortaleza e do trabalho de perfeição.
Basta a referência destas imperfeições, para que se veja a necessidade que têm de que Deus os situe em estado de progresso. Isto Deus faz, introduzindo-os na "noite escura", onde os desmama dos seios destes gostos e sabores, dando-lhes em troca securas e trevas interiores, e ainda tira deles todas estas impertinências e ninharias e os faz conseguir as virtudes por meios muito diferentes.

Continua...

Nenhum comentário:

NOTÍCIAS DA IGREJA