sexta-feira, 3 de setembro de 2010

LECTIO DIVINA


Estamos no mês onde a Igreja dedica a Bíblia, a Palavra do Pai. É a Palavra do Pai para os seus filhos amados e queridos. A Bíblia é a Palavra encarnada na história de cada um de nós que cremos, que acreditamos nela.

Aqui falarei da importância de cada dia estarmos unidos a Palavra, e a LD é simplesmente um dos meios maravilhosos para esse encontro com a Palavra que não é simplesmente qualquer palavra, mais a Palavra de Deus. Vejamos a sua importância em nosso cotidiano.

A Experiência Cotidiana de Deus na Palavra

Existe uma grande busca, tanto do homem por Deus e de Deus para o homem, e essa busca vai sintetizando-se na escuta da Palavra. Assim como o povo que caminhou no deserto, que tinham fome e foi saciado, assim também somos nós. A Palavra é o Maná de cada um de nós que temos fome interior, fome de amor verdadeiro. A Palavra é a nossa "porção de cada dia" (cf.Ex 16,4), que vai nos alimentando conforme a nossa necessidade cotidiana.

A cada dia esta Palavra nos alimenta:
a) manifestando-nos Deus e sua vontade;
b) a nossa vocação e a
c) nossa identidade mediante uma revelação progressiva e ligada à vida.

Por meio de sua Palavra, o Pai a cada dia faz experiência de nós, e nós fazemos experiência d'Ele. É uma troca de amor muito lindo. O Pai nos prova e nos seduz, e nós descobrimos sempre novos aspectos de sua paternidade e de seu projeto sobre à nossa vida. É um dar e receber fantástico.

É importante que cada um de nós inicie o seu dia com a leitura da Palavra (cf. Sl 118(119),148). Mas não pode ser uma Palavra qualquer, tem que ser aquela que a comunidade lê na liturgia do dia. É a Palavra que constitui o alimento cotidiano, oferecido a todos, conforme as necessidades de cada um. Onde estamos unidos a toda igreja católica no mundo inteiro.

Quando pegamos a Palavra e ouvimos-meditamos-oramos com essa certeza, a Palavra de Deus vive em nós e nós vivemos nela, nossa vida torna-se cada vez mais um relacionar-se com Deus e nosso dia vai estar mais cheio de amor, paz, tranqüilidade...

Devemos estar em contato com o Pai todos os dias, buscando um lugar reservado e tranqüilo para poder estar com Ele. Vale a pena, tente, esforce-se, sua vida dará um novo rumo...

continua...

Nenhum comentário:

NOTÍCIAS DA IGREJA