quarta-feira, 8 de setembro de 2010

LECTIO DIVINA




"O Senhor Deus me concedeu o dom de falar como seu discípulo, para eu saber levar uma palavra de conforto a quem está desanimado. Cada manhã ele me desperta, sim, desperta o meu ouvido, para que eu o escute como um discípulo" (Is 50,4).

O bom discípulo é aquele que sabe escutar a Palavra do seu Mestre. E deixa que esta Palavra o forme e o conduza. A "Lectio Divina" significa "escutar a Palavra de Jesus e tornar-se essa Palavra".

Essa Palavra nos ensina:
a) crer no amor - Is 43,4
b) não ter medo - Is 43,1
c) procurar viver na pureza - Mt 5,8
d) ter mansidão - Mt 5,5
e) não mais inimigo - Mt 6,14

Como no desenvolvimento da semente: primeiro a semente, depois as raízes, a seguir o caule e, por fim, a espiga na planta (cf. Mc 4,26-29). Assim com Maria que escutou a Palavra, meditou-a, acolheu-a.

A seguir, colocarei os quatro passos para se realizar a LD:

1-LECTIO (o que diz o texto)

Tomar a Bíblia e ler com a convicção que Deus nos fala. Numa atitude de interiorização, silenciar para ouvir a Deus.

*Iniciar evocando a luz do Espírito Santo
*Leitura lenta e atenta do texto
*Momento de silêncio interior para lembrar o que leu

2-MEDITATIO (o que o texto me diz)

Refletir, ruminar, aprofundar e repetir as palavras significativas. Aplicar a mensagem aos dias de hoje.

*Ver bem o sentido de cada frase
*Atualizar e ruminar a Palavra, ligando-a com a vida
*Ampliar a visão, ligando o texto com outras passagens bíblicas

3-ORATIO (o que o texto me faz dizer a Deus)

Conversar com Deus. Responder as interpelações, atitudes de adoração, louvor, agradecimento, perdão.

*Ler de novo, orando o texto e respondendo a Deus

4-CONTEMPLATIO

Ver a realidade com os olhos de Deus. Mergulhar no mistério de Deus, saborear Deus.

*Formular um compromisso de vida
*Escolher uma frase como resumo para memorizar

Nenhum comentário:

NOTÍCIAS DA IGREJA