sábado, 26 de novembro de 2011

VIVER O ADVENTO

O Advento é um tempo especial, posso dizer que é o início da nossa caminhada, dentro do contexto litúrgico. É preciso vê este tempo como um momento de espera paciente, orante, humilde e tenaz, do amor de Deus em nós. É o momento forte de ascese, que nos ajuda a guardar e proteger o nosso desejo de Deus.

O Advento é o momento, o tempo da espera. O verdadeiro desejo do coração humano, da espera de Deus. O coração do homem foi criado por Deus e somente nele será saciado.

Justamente o Advento é o momento para aprendermos a esperar, ou seja, para aprender a viver esperando, para não ter a pretensão de obter logo aquilo que queremos, mesmo que isso fosse Ele.

É o tempo para dispertar em nossos corações a ânsia de Deus. Momento do desejo insaciado. É o tempo da purificação, de escavar no mais fundo do nosso ser os desejos, principalmente, os desordenados.

É importante entender que frequentemente não sabemos o que realmente desejamos, as aspirações do nosso coração, as motivações que de fato impulsionam o nosso agir e o nosso caminhar atrás de Jesus.

Se queremos ser discípulos-missionários de Jesus, devemos ter coragem constante de confrontar seus desejos com a Palavra do Mestre.

Resumindo, podemos dizer que o Advento é o tempo da purificação dos nossos desejos. Essa purificação se dá na oração. Podemos também afirmar que o Advento é o tempo da assimilação da oração no estado da busca, do bater, de consumir-se do desejo de Deus. Só a espera desperta a atenção e só a atenção é capaz de amar e de orar.

Nenhum comentário:

NOTÍCIAS DA IGREJA