domingo, 25 de setembro de 2011

PACIÊNCIA

Vem do latim Patientia. O seu significado está associado a uma série de circunstâncias relacionadas ao sofrimentos. O uso comum dessa palavra está relacionado:
                   a) Calma
                   b) Serenidade
A Tolerância - outra palavra, sinônimo da paciência que significa "sustentar", "suportar".
Podemos definir a paciência como: "A força ou a coragem de suportar uma situação que não é desejada por nós".


Desistir - pode parecer a solução mais fácil, mas não podemos nos iludir pensando que, ao desistir de algo, o problema será resolvido.


Suportar - sinônimo da paciência, é a sabedoria dos fortes. Suportar não é se entregar, se dar por vencido, e sim uma atitude interna de esperança inquebrantável que nos mantém centrados não na dor ou no sofrimento, mas na capacidade que temos de nos reinventar.


Quando a paciência é a regra de vida, a ansiedade é menor e com isso as frustrações também. Ter paciência não é desistir, mas centrar-se - de corpo, alma, espírito e coração - na busca de solução.


A paciência também implica compreender e aceitar o tempo do outro. Quando buscamos entender as pessoas que nos cercam, sua forma de agir e de pensar, iniciamos neste momento um desejo sincero de olhar o outro com misericórdia... exercitar-se em compreender as fragilidade alheias é o primeiro passo rumo à tolerância, a paciência e, consequentemente, à compaixão.

CONTINUA....



Nenhum comentário:

NOTÍCIAS DA IGREJA