domingo, 4 de dezembro de 2011

ADVENTO NA ESPIRITUALIDADE DO "GETSÊMANI"

No artigo anterior, onde falei do advento na espiritualidade do Getsêmani, falava que existe 3 coisas importantes para se viver: 1ª Purificação; 2ª Paixão Orante; 3ª Intensidade e Crescimento. Agora, vamos estar falando do 2º passo para vivermos bem esse advento.


2ª - PAIXÃO ORANTE:


Este momento de espera deve-se conjugar com oração. E orar deve ser: buscando, batendo, consumindo-se do desejo de Deus. Só a espera desperta a atenção e só a atenção é capaz de amar e de orar.


Aqui devemos ter cuidado para não cochilarmos e assim cairmos num sono profundo, perdendo um momento tão lindo e especial com Jesus.
Devemos lutar contra todo sono que vem até nós, todo cansaço. Mas, como fazemos isso? Mantendo-se acordado a espera, impedindo que o nosso coração se satisfaça com qualquer coisa inferior. É preciso justamente vigiar, já que somos muito fácil de nos cansar.
A ascese nos protege e guarda o desejo, para que ele não renuncie a desejar o amor maior. O amor ágape.


Orar não tão somente um dever, mas é também resposta a um anseio interno da alma. Não é somente a dificuldade de concentrar no transcendente os próprios pensamentos e afetos, mas é também profundamente repousante.


É belo estar com Ele no silêncio e na solidão, belo é buscá-lo mesmo quando ele parece não responder, ainda mas belo é ouvir sua palavra mesmo quando ela é misteriosa.; belo é cantar o eterno, especialmente com alguns irmãos que creem. 


Aguarde a última parte...

Marcos Ágape

Nenhum comentário:

NOTÍCIAS DA IGREJA