sexta-feira, 5 de outubro de 2012

AMIGO-PROFETA

Meu queridos irmãos!

Venho falar sobre um dos pontos importantes da nossa espiritualidade, a do Getsêmani, que é a busca do nosso Pedro, Tiago e João. Ou seja, precisamos ter um irmão que possa ser o nosso "Conselheiro" nesta caminhada rumo a experiência profunda do Ágape. Esse irmão que torna-se um profeta para nós. Vamos refletir um pouco sobre isso.

O Nosso Abbá, sempre se preocupa em nos indicar caminhos certos para chegarmos ao seu Amor-Ágape. Para isso, Ele sempre usa os nossos irmãos, que são profetas, que levam a sua mensagem, para curar os nossos corações, principalmente nos momentos de dores.

As mensagens dos nossos irmãos-profetas, não são palavras suas, mas são:
  • em nome de...
  • em lugar de...
Por isso, esse irmão deve ser alguém que tem uma atitude de escuta, para não trair a palavra recebida e a confiança que Deus depositou nele, e que nós também possamos confiar.

Esse nosso irmão, deve ser alguém que se faz íntimo, amigo do Transcendente. E Deus fala com ele, como falou para Moisés, face a face, como um amigo fala com o outro. Ele é alguém que deve, por causa da sua intimidade, nos levar também para sermos amigos de Deus (cf. Dt 34,10; Ex 33,11).

É verdade que nem sempre esse nosso amigo-profeta, é coerente com a palavra que anuncia, vive uma certa rebeldia ao projeto de Deus, mas se vê obrigado as ordens do Senhor (cf. Hb 8,813; Jr 31,33s; Hb 9,6-14).

Este nosso amigo-profeta, vai aos poucos nos mostrando que, somente quando seguimos a Deus os seus ensinamentos, seremos pessoas felizes e realizadas (cf. 1Jo 1,1-3; Gl 2,20).

O acompanhamento espiritual, tem a finalidade de levar-nos à perfeição, não como realidade absoluta, mas sempre como "desejo e ideal" a ser alcançado. Santa Teresinha diz: Aceitar aquilo que somos. Com todos os nossos limites e defeitos. Perfeito é aquele que se coloca na docilidade anterior, na escuta de Deus, deixando-se modelar por Ele (cf. Jo 6,45; Jr 31,33; Hb 12,9-10).

Você tem um amigo-profeta? Não? Porque?
Esta na hora de procurar. Peça ao Espírito Santo que lhe dê o seu Pedro, Tiago ou João. Assim como Jesus deve o seu para poder abrir o seu coração, e neles encontrar forças para aquele momento difícil. Amém!!!

Nenhum comentário:

NOTÍCIAS DA IGREJA